Segunda Guerra Mundial

III Reich Alemão  (O Terceiro Império Alemão)

Picture
O Terceito Reich foi o nascimento e a ascenção do nazismo ao poder na Alemanha após a primeira guerra mundial. O governo alemão emitiu um decreto que suspendia direitos civís constitutionais e criava um estado de emergência em que os decretos oficiais poderiam ser executados sem confirmação do parlamento.A cultura, a economia, a instrução e a lei vieram todas sob o controle nazista. O regime nazista tentou também "controlar" as igrejas alemãs e, embora não inteiramente bem sucedido, a sustentação do nazismo era apoiada pela maioria de clérigos católicos e protestantes.Em 1933, a Alemanha iniciou uma propaganda maciça com o intuito de espalhar os objetivos e ideais do regime nazista. Neste mesmo ano, haviam cerca de 9 milhões de judeus habitando os 21 países, que seriam ocupados pelos nazistas até o final da II Guerra Mundial, e o fato é que a cada 3 judeus, 2 seriam mortos e a vida dos judeus na europa jamais seria a mesma. O total de atingidos (judeus e não-judeus) pelo regime nazista, foi de 11 milhões de pessoas.

O ditador Hitler se manteve em sua posição de presidente do Reich (chefe de estado), chanceler do Reich (chefe de governo), e o Fuehrer (chefe do partido nazi-alemão). O exército fez-lhe um juramento de lealdade pessoal. De acordo com "o princípio Fuehrer", Hitler determinou as matérias de sua política, isto é, ele mesmo determinou a legislação doméstica e a política estrangeira alemã. O símbolo do nazismo era uma suástica.


A política estrangeira nazista foi guiada pela idéia racista de que alemães eram biologicamente superiores e destinados a se expandir no mundo pela força militar e que a população alemã era racialmente perfeita. Inclusive, as mulheres ditas "racialmente puras" eram incentivadas a carregar o máximo de crianças "arianas" tanto quanto possível. 
Dentro desta estrutura, os povos considerados "racialmente inferiores", tais como judeus, ciganos, testemunhas de Jeová, negros, mulatos ou com pele um pouco mais escura, deficientes, homossexuais e outros grupos discriminados segundo os critérios nazistas, teriam que ser totalmente eliminados da região.


A política estrangeira nazista, desde o começo, era no sentido de empreender uma guerra de aniquilação chegando até a União Soviética, e os iniciais anos pacíficos do regime nazista foram gastos preparando o povo alemão para a guerra.

Abaixo, seguem os números aproximados calculados depois do Julgamento de Nuremberg (onde apareceram grande parte das provas e verdades sobre as pessoas mortas pelos nazistas), segundo cada país por onde se expandiu o nazismo.

No contexto desta guerra ideológica, os nazistas planejaram e executaram o Holocausto, isto é, o assassinato maciço principalmente de judeus, sendo estes considerados o seu maior inimigo "racial".

As críticas abertas ao regime nazista foram suprimidas pela Gestapo (polícia secreta do estado nazista) e pelo Serviço de Segurança (SS) do partido nazista, mas o governo de Hitler era popular com a maioria dos alemães. Havia, entretanto, alguma oposição alemã ao estado nazista, variando do não-conformismo até a tentativa de matar Hitler (em 20 de julho de 1944). Os aliados derrotaram a alemanha nazista e forçaram uma rendição alemã em 8 de maio de 1945.

O Holocausto se comemora todo ano (Yom HaShoa ou Yom Hazicaron) e em Israel, neste dia, toca uma sirene em determinada hora nas ruas de todo o país e todos param e ficam em silêncio durante 1 minuto, onde quer que estejam. Os que estão dirigindo, quando toca esta sirene, param seus carros, saem e ficam de pé em respeito às vítimas do Shoa. O próximo dia de comemoração será dia 18 de Abril de 2004.